Kiko Loureiro - Entrevista sobre novo álbum e Angra!


Um dos grandes músicos do Metal nacional está divulgando o seu mais novo trabalho solo. Kiko Loureiro, conhecido mundialmente por comandar as guitarras do Angra, aposta atualmente suas fichas em "Sounds Of Innocence", novo trabalho solo de estúdio.
O músico conversou com a equipe do Metal Clube e comentou sobre o processo de gravação de seu novo disco, além de revelar quais os planos para o futuro do Angra. Acompanhe!
Metal Clube - Vamos começar falando de "Sounds Of Innocence", o seu mais novo trabalho. Em sua visão, qual o principal ponto forte do novo disco se comparado com os antecessores "Fullblast" (2009), "Universo Inverso" (2006) e "No Gravity" (2004)?
Kiko Loureiro - Eu acredito que foi um momento da minha vida bastante criativo e bem focado nas melodias e composições. Um álbum que saiu bem natural, descrevendo muito bem o que sou como músico. Gostei bastante do resultado! Gosto de todos os álbuns, pois refletem momentos diferentes. Achei um bom balanço entre as partes técnicas e melodias, espaços. Esse é o ponto forte.
Metal Clube - O novo disco mostra uma mescla de vários estilos e traz bastante virtuosismo e criatividade, características que o consagraram desde o início de sua carreira. Qual o público que você visa atingir ao gravar trabalhos fora do Angra?
Kiko Loureiro - Estes álbuns são trabalhos um tanto quanto egoístas (no bom sentido!). É algo que faço pois me sinto bem e tenho vontade de fazer. Lógico que espero que as pessoas se conectem com a música e criem uma relação forte com cada faixa.
O público que viso atingir são os fãs do Angra, os guitarristas, os apaixonados por guitarra em geral e, claro, quem gosta de música, nuances, expressividade e quer ouvir quem faz um trabalho sério e profundo!
Metal Clube - Muitos músicos consideram os discos solo como uma oportunidade de compor com mais liberdade e, de certa forma, se desprender dos rótulos de sua banda principal. Você também avalia dessa forma? O que você procura fazer de forma diferenciada quando se trata de um trabalho solo?
Kiko Loureiro - O Angra tem um trabalho bem livre, então não acho que seja isso só exatamente. Tem um pouco é claro. É um álbum instrumental e por si só isso já o faz diferente se comparado com a música cantada. Tem o lado da liberdade, mas tem o lado de estar só e de não dividir as dúvidas e conceitos. É muito mais trabalhoso o álbum solo, mas gratificante!
Metal Clube - Assim como em outros trabalhos, você contou com músicos renomados para a gravação de "Sounds Of Innocence". Fale-nos um pouco sobre a importância de cada um deles para o resultado final do novo disco.
Kiko Loureiro - Virgil é está entre os maiores bateristas do planeta de todos os tempos. Sem palavras para o que ele somou ao álbum. Felipe Andreoli (baixo) já é companheiro de tantos anos. É um músico fenomenal, é sempre bom contar com ele. Doug Wimbish (Living Colour) tocou uma faixa, Dalua o berimbau e o Ricardo Padilla percussão.
É inspirador tocar com outros músicos. Aprende-se sempre. É mais um lado positivo de fazer um álbum solo. Criam-se estas oportunidades de tocar com outros músicos e aprender cada vez mais.
Metal Clube - Vários guitarristas brasileiros têm apostado na música instrumental. Recentemente tivemos discos gravados por Marco de Ros, Carlos Linchman, Lucas Fagundes, Edu Ardanuy, Andreas Kisser, dentre outros. O que você tem acompanhado do trabalho dos guitarristas brasileiros? Considera que a música instrumental pode ser mais explorada no país?
Kiko Loureiro - Música é música para os guitarristas que sempre se concentraram nos solos das bandas, isto é, na parte instrumental é natural que apareça a vontade de gravar algo puramente instrumental. Acompanho sim. Edu Ardanuy (Dr. Sin) e Andreas Kisser (Sepultura) estão entre os guitarristas que me influenciaram muito.
Metal Clube - O Neural Code, seu outro projeto com Thiago Espirito Santo (baixo) e Cuca Teixeira (bateria), gravou seu primeiro disco em 2009 e conseguiu ótimos comentários. De lá para cá temos poucas novidades do trio. Quais os planos para o futuro do Neural Code?
Kiko Loureiro – Queremos fazer mais álbuns, porém não encontramos o tempo na agenda. Todo mundo é ocupado e trabalha em vários projetos diferentes. Vai rolar, mas só não sei quando.
Metal Clube - A banda já está à procura de um substituto para Edu Falaschi? Qual seria o principal estilo de um futuro vocalista do Angra?
Kiko Loureiro - Como o Edu saiu bem quando estava em uma tour na Itália e na véspera de lançar este meu álbum não tivemos como agir rápido. Demos tempo para ele decidir o que fazer e quando sair. Agora é hora de concentrar em novas músicas, criar um trabalho novo e daí ir à busca de um cantor.
Metal Clube - Qual o recado que você deixa para seus fãs sobre o futuro do Angra?
Kiko Loureiro - Agora sairá um 'Best of' da banda no Japão e Europa. Estamos trabalhando nisso. Quero começar a compor neste fim de ano e planejar 2013 com algum lançamento.
Capa de "Sounds of Innocence", novo trabalho

Melhor show com o Angra: Difícil. Os primeiros shows em cada cidade são marcantes.
Melhor disco com o Angra: O próximo! (resposta batida, mas é boa...)
Melhor disco que já ouviu: O 'Led IV' e 'Physical Graffitti, do Led Zeppelin, além do 'Master of Puppets', do Metallica.
Um disco que você não compraria: Tem tanta coisa ruim na música brasileira atual que nem quero citar nomes para evitar o marketing "falem mal, mas falem de mim"
Banda destaque do Metal nacional na atualidade: O Sepultura sempre apresenta ótimos trabalhos. Não é à toa que chegaram onde chegaram. Torture Squad também é muito bom.
Korzus, Almah, Shadowside, dentre tantas outras bandas que continuam mantendo o metal brasileiro em um ótimo nível.

Site oficial Kiko Loureiro: www.kikoloureiro.com.br
Foto: Site oficial Kiko Loureiro / M. Rossi
Fonte - www.metalclube.com
Postado por - @Lucca_Heavy

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Designed by