Shadowside - Entrevista do site G1 completa

Banda de heavy metal Shadowside concorre a prêmio internacional (Foto: Matheus Misumoto/G1) 
A banda de heavy metal Shadowside, de Santos, litoral de São Paulo, concorre ao 11º Independent Music Awards. 
O prêmio, considerado de prestígio entre os artistas independentes, oferece oportunidades de divulgação e distribuição para os vencedores.
O grupo é o único brasileiro na categoria Metal e Hardcore no voto popular. Eles concorrem com outras três bandas dos Estados Unidos e uma do Egito. “A gente está competindo com bandas grandes. Já é uma vitória estar entre os cinco finalistas. Todas são excelentes, porque milhares se inscreveram e só cinco foram selecionadas”, afirma Dani Nolden, vocalista da Shadowside.
A votação segue até o dia 20 de julho no site oficial do concurso. O novo álbum da banda, “Inner Monster Out”, chega à Europa nesta sexta-feira (11) e nos Estados Unidos no dia 22. “Estamos planejando uma turnê aqui no Brasil. Já temos dois shows marcados para julho e depois disso a gente quer voltar para o exterior.”
No Brasil, o álbum está no mercado desde setembro de 2011. “A gente sempre lança aqui primeiro para sentir o retorno do público. Como somos uma banda brasileira, que está sempre distante da Europa, temos que chegar lá armados com sucesso no nosso próprio país”, diz Dani. 
A Shadowside foi formada em 2001 em Santos. A vocalista explica que o grupo surgiu sem grandes prentensões. “A intenção era sair tocando por aí, gravar um disco e botar a ideia de uma forma permanente. De repente a  gente se viu fazendo uma turnê com o Helloween no Brasil, fazendo vários shows. A imprensa especializada comentava sobre a banda. Percebemos que tínhamos uma coisa nas mãos, que poderíamos investir mais nisso e levar as coisas mais a sério”, afirma Dani.
A banda começou a ganhar notoriedade internacional em 2007, quando venceu o concurso Air Play Direct. “Vencemos o prêmio disputando com milhares de outras bandas. Eu não tinha a menor ideia de que éramos capazes de vencer, pois nos deu a oportunidade de tocar no Indianapolis Metal Fest como uma das bandas de abertura. Foi o que abriu as portas para a banda no exterior, especialmente nos Estados Unidos. A recepção foi tão boa que gerou uma turnê. No ano seguinte, já estávamos com uma das bandas do festival.”
No início de 2011, a banda fez o show de abertura do grupo Iron Maiden no Rio de Janeiro. “Os convites surgiram, mas a gente corria atrás também para não esperar as coisas caírem no colo. Aquela história de que uma banda precisa fazer sucesso lá fora primeiro para depois fazer sucesso aqui é realmente uma lenda, porque se você não tem alguma coisa pra mostrar aqui você não é respeitado lá fora, não é levado a sério”, ressalta a vocalista.
Dani Nolden, vocalista da banda de heavy metal Shadowside (Foto: Matheus Misumoto/G1) .Mulheres no Heavy Metal
Antes de seguir carreira com a música, Dani Nolden já fez parte das categorias de base do Santos Futebol Clube. “Eu joguei com 14 anos, mas nem cheguei a ver se eu iria bem ou não, pois me machuquei com uma contratura. Eu escolhi parar. Vi que sentia mais falta da música que do futebol”, conta.
Facilmente associada ao universo masculino, os integrantes da Shadowside comentam que atualmente a presença de mulheres no heavy metal é encarada com naturalidade. “O máximo que acontece é o pessoal ver a foto da banda e tirar conclusões precipitadas sobre o nosso estilo, sem ouvir o som. Nossa música é bem diferente por causa da voz dela. Algumas pessoas que ouvem pensam até que é um homem cantando”, comenta o guitarrista Raphael Mattos, um dos mais antigos do grupo.
Dani lembra a mudança em mais de dez anos de banda. “Eu percebi que quando eu comecei a cantar as meninas estavam nos shows porque acompanhavam os namorados e hoje vão porque gostam. Acho que hoje tem mais mulher em banda de metal, não só como vocalista, justamente por causa de bandas como Nightwish e Evanascence. Elas começaram a gostar de metal, achar o gênero interessante. Não é necessariamente uma coisa masculina”, diz.
Além de Dani Nolden e Raphael Mattos, também fazem parte da Shadowside o baterista Fábio Buitvidas e o baixista Fábio Carito.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Designed by