Nota Oficial da produtora Alive Studio sobre o cancelamento da apresentação do Shadowside




NOTA DE ESCLARECIMENTO da Alive Produções sobre os fatos ocorridos no "Chaosfest", com relação à banda ShadowSide, a qual fora contratada para se apresentar no evento.
Inicialmente, cumpre-nos tecer algumas considerações acerca daquilo que se convencionou chamar de "undergroud", de modo que o público possa entender, de forma cristalina, em que contexto se inserem os fatos e circunstâncias ocorridos na noite do dia 21 de dezembro.


Recife já passou por seu ápice do undreground, com grande periodicidade de shows de bandas locais e de outros estados, sempre com público numeroso, o que garantia uma viabilidade mínima para os produtores dos eventos. Releiam, falei em VIABILIDADE MÍNIMA, ou seja, me referi à ausência de prejuízo e da presença de um lucro simbólico, sim, SIMBÓLICO, ou vocês acham que alguém sustenta uma família promovendo shows pequenos de bandas de Metal? Passamos por um período de recessão e hoje tentamos resgatar os bom momentos outrora vividos na época do saudoso Dokas.


Assim, em virtude do orçamento sempre muito baixo, já que eventos nos moldes acima NÃO costumam receber qualquer patrocínio, constituindo-se o valor arrecadado com a venda dos ingressos como a única fonte de custeio do evento, assim como do baixíssimo retorno financeiro para a produção, ou mesmo da sua inexistência, o underground sofre inevitáveis e, em alguns casos, intransponíveis limitações, as quais vem sendo, com enorme esforço e coragem dos produtores, minimizadas na medida do possível.
Quando falo de limitações, não quero me referir a condições degradantes ou ausência de estrutura mínima para realização de eventos, notadamente com relação ao equipamento de som, sendo este último o quesito com o qual temos um cuidado enorme nos eventos. No evento Chaosfest a aparelhagem de som era de extrema qualidade, conforme explanarei mais adiante
A banda ShadowSide não pára de falar que é uma banda Internacional, que já fez turnês nos EUA e na Europa... Mas o fato é que, EM PERNAMBUCO, eles não são numa banda conhecida, de modo que um show da banda como headliner não atrairia mais que 100 pagantes, com muito otimismo. Todo evento é precedido de uma pesquisa para se traçar o prognóstico de público presente ao mesmo, e, nesse caso, a produção identificou que a realização do evento seria absolutamente inviável, ante a insignificante representatividade e repercussão da banda em nosso estado, notadamente aqui em Recife, quando cotejados com o custo da contratação da banda.
Assim é que, com vistas a tornar o evento possível, a produção, acertadamente, houve por bem escalar as bandas mais atuantes e conhecidas na cena Metal do estado, assim como algumas que surgiram há pouco, e, ainda com o, ansiosamente, aguardado retorno de uma das maiores bandas da história do metal pernambucano: Chaosphere. 

Percebemos, assim, que este seria o único cenário que permitiria a vinda da banda ShadowSide para se apresentar em Recife. Portanto, como se percebeu, não se tratava do show da ShadowSide, mas antes, do Chaosfest, com a participação de 7 (sete) bandas, dentre elas, a SS. A prova maior disso é que o cancelamento da apresentação da banda não trouxe nenhum abalo ao evento, no que tange ao público presente, já que apenas 6 (seis) pessoas, requereram a devolucão da quantia paga por seus ingressos, em virtude do cancelamento da apresentação da banda. O que prova, sem qualquer laivo de dúvida, que parte insignificante do público presente nutria algum interesse real pela banda.

Vamos, agora, ao quesito objeto de toda a controvérsia: EQUIPAMENTO DE SOM. Pois bem, a banda SS informou que necessitaria de uma mesa de som digital, contudo a produção informou que a disponibilização desta não seria possível, pois esta encareceria, sobremaneira, o custo com o equipamento de som, tornando, via de consequência, inviável a contratação da banda. Inobstante, no momento da passagem de som, o mal educado e deselegante técnico de som da banda, afirmou que só trabalharia com mesa digital e que deveria haver uma outra mesa de som exclusiva para a banda, além de taxar de "porcaria" o equipamento de som disponibilizado, em total desrepeito à producão e ao profissional responsável pelo equipamento.


Ocorre que a "'porcaria", se trata da mesma aparelhagem de som utilizada pelo Dr. Sin, esta sim, banda que conta com milhares de fans em nosso estado, sendo mais que admirada, cultuada por essas bandas de cá. O mesmo equipamento fora dizponibilizado, ainda, para bandas como Andralls, Claustrofobia, dentre outras a até mesmo para bandas de fora do país, como Belphegor e Ragnarok. Esclareça-se que TODAS essas bandas fizeram seus shows sem apresentar qualquer ressalva ao equipamento de som fornecido.
Notem: a banda sequer se dispôs a subir no palco para passar o som com o equipamento fornecido, simplesmente se negando a tocar. A produção chegou a insistir na apresentação da banda, mas esta manteve-se irredutível e, em nenhum momento, falou ou pensou no maior prejudicado: o publico.


Citar que fora do país as condições são outras e que as bandas grandes cancelam shows por muito menos, não nos diz absolutamente nada. Entendemos que as bandas de metal devem, cada vez mais buscar a profissionalização, e que devem tomar como referência as bandas que já atingiram tal patamar. Contudo, não se deve, artifciosamente, tentar transpor uma realidade totalmente destoante da nossa e aqui aplicá-la. No nosso país as coisas são bem diferentes, mormente no Norte/Nordeste. Ademais, bandas grandes e consolidadas fazem maiores exigências porque arregimentam enorme público para seus shows, se levassem 100 pessoas, tenho certeza de que não as fariam. Se uma banda quer chegar ao patamar das grandes, por óbvio que precisa, de alguma forma, se comportar como estas, mas deve sempre ter a consciência plena da realidade que a circunda e conduzir sua carreira em nosso território em consonância com esta.


Como todos devem saber Terra Prima e Cangaço já se apresentaram fora do país, tendo a primeira realizado turnê que passou por vários países da Europa, e a última se apresentado no maior e mais conceituado festival de metal do mundo: Wacken Open Air, portanto conhecem a realidade praticada fora do país, ao passo que se adequam à nossa. Pois bem, como já ficou suficienteente claro, a presença dessas mesmas bandas no cast, na companhia das demais, foi a responsável por tornar possível a contratação da banda ShadowSide, tendo as mesmas atestado a qualidade do equipamento de som disponibilizado, as passo que a SS se negou a tocar com o mesmo equipamento de som.


Ainda, a produtora do evento divulgou nota alegando que não recebeu o cachê acordado e esse teria sido um dos motivos do cancelamento da apresentação da banda. Trata-se de uma mentira engendrada pelo Sr. Douglas Jen, produtor da banda. Em verdade, a banda recebeu 40% do valor do cachê de forma antecipada, e receberia o restante no dia do evento, antes da sua apresentação. Tendo a banda cancelado sua apresentação, outra alternativa não restou à produção, senão se reservar no direito de não pagar o restante do cachê. Ora, ninguém paga por um serviço contratado e não prestado, no caso, a banda ainda recebeu 40% do seu cachê mesmo na ausência da prestação do serviço para o qual fora contratda, qual seja, realização do seu show no evento Chaosfest.


Em resumo: Foi oferecido à banda condições mínimas para sua apresentação, mais que isso, lhe fora disponibilizado equipamento de som com qualidade já atestada por bandas locais que se apresentaram fora do país, assim como por por bandas estrangeiras de renome que aqui se apresentaram, e ainda por bandas nacionais com carreira consolidada, destacando-se o Dr. Sin, banda de qualidade técnica inquestionável, cultuada por todo país e fora dele, e estrada de causar inveja a muitos. Portanto, a banda ShadowSide não subiu ao palco porque não tem qualquer compromisso com seu público, ainda que este, em nossa cidade, se constitua em meia dúzia de 3 ou 4.


Por fim, a Alive produções manifesta aqui sua enorme satisfação por visualizar um evento com casa cheia, com todos prestigiando as excelentes bandas de noso estado, ao tempo em que agradece a cada um que compareceu ao evento e fez do Chaosfest um evento de sucesso.


Por - @Lucca_Heavy
Nota : Toda a equipe do Brigada Metal que trabalhou na divulgação do evento se sente ofendida com o ocorrido esperamos que não aconteça mais coisas como essa no futuro 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Designed by